últimas postagens

"Após": Relatos de Vivências da pós-graduação - ENTREVISTA COM PATRÍCIA LEMOS


Patrícia Lemos, estudante do curso de Doutorado da UFC (Universidade Federal do Ceará), possui a pesquisa voltada às questões raciais e o modo como o racismo afeta, sobretudo, as mulheres, e como estas podem desenvolver estratégias de enfrentamento e alteração de suas realidades. 

Dessa maneira, suas participações em coletivos de resistência negra e feministas; o acompanhamento da realidade de outras mulheres pretas e o modo como a discriminação racial atravessou sua experiência; bem como, o compromisso ético que esta discussão implica, levaram-na a pesquisar sobre a temática e perceber em si um interesse, desamisadamente, profundo na temática estudada. 

Para mais, ela conta que a experiência na pós-graduação está sendo intensa em diversos sentidos: diante do nível de excelência do curso, que exige dos discentes grande compromisso e dedicação à produção acadêmica. Patrícia, por morar em outra cidade, precisa realizar deslocamentos semanais. Ademais, precisa conciliar as atividades do trabalho e de vida com a dinâmica ativa da pós-graduação. Por outro lado, o curso possibilita oportunidades de espaços de diálogos e aprimoramento das funções acadêmicas, ao passo que, significativamente, acrescenta no processo de construção docente. Assim, há a interação com outras pessoas e suas respectivas pesquisas, consequentemente, isso amplia o conhecimento científico e de mundo; permite a criação de novos e sólidos vínculos afetivos, além da desconstrução e reinvenção de percepções e ações. O curso também pode levar à abertura de novos campos e oportunidades de ascensão no trabalho.

Nesse contexto, Patrícia, quando perguntada a respeito da possibilidade de ter feito algo de diferente em sua trajetória, diz que se pudesse, teria investido mais na escrita e na produção acadêmica, na participação em grupos de pesquisa. Além disso, prepararia-se mais cedo para concursos públicos na área docente. No entanto, em geral, acredita que construiu um percurso comprometido e exitoso nos seus projetos. Para mais, ela deixa uma dica valiosa aos futuros pós-graduandos: “a dica é estar aberto às possibilidades de crescimento, mesmo quando elas parecem “exigentes” e nos provocam estranhamentos. Aproveitar as diferentes oportunidades o máximo possível. Ter organização, estabelecer prioridades, evitar a procrastinação para não vivenciar ciclos de exaustão e frustração posteriores. Quando vivenciada com equilíbrio e maturidade, a pós-graduação pode ser uma experiência grandiosa.

0 comentários :

Postar um comentário