últimas postagens

“O envelhecimento da força de trabalho no Brasil”


“O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. A preocupação com a questão da idade e do envelhecimento de pessoas já ultrapassa há alguns anos a inquietação em relação aos problemas ambientais e de sustentabilidade. E é tido hoje como o principal desafio da demografia no mundo”.

“Autores como Alan Walker e Michele Souza e Souza afirmam que o processo ocorre tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Os mesmos autores dizem ainda que a força de trabalho se tornará, gradativamente, mais idosa em decorrência da queda dos índices de natalidade, combinado ao aumento da expectativa de vida”.

“A longevidade tende a ser, no Brasil, um desafio maior que para outros países devido à velocidade do fenômeno”.

“Em decorrência do envelhecimento populacional, a Previdência Social é um desafio a ser enfrentado, uma vez que haverá mais demanda e usufruto das aposentadorias”.

“O conjunto de dados expostos gera reflexos também no ambiente laboral, uma vez que a força de trabalho se tornará cada vez mais idosa”.

“Um estudo elaborado em 2013 pela empresa de auditoria PriceWaterhouseCoopers (PwC) aponta que o envelhecimento da mão de obra trará muitos desafios para as empresas, especialmente quando analisados os índices de produtividade e custos relacionados à saúde. Elementos como a flexibilização dos horários de trabalho, adaptações no ambiente de trabalho e até mesmo a redução da jornada são temas que deverão ser debatidos com mais profundidade pelas empresas e pelos responsáveis pela elaboração de políticas públicas”.

“O mesmo estudo desenvolvido pela PwC ainda aponta que muitas empresas não estão preparadas para enfrentar esse novo cenário, pois não entendem quais as necessidades e prioridades dos trabalhadores idosos”.


Fonte: Gazeta do Povo.

Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/oenvelhecimento-da-forca-de-trabalho-no-brasil-cquufrl7l79dfg80sa51uigwk

Para refletir: O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno que vem mudando a demografia do país. Com o aumento da expectativa de vida da população e com a queda da taxa de natalidade, a população idosa vem ganhando cada vez mais espaço na pirâmide demográfica. Com isso, surge a necessidade de que várias políticas públicas se articulem para garantir uma melhor qualidade de vida para essa população. Pensando no campo do trabalho, as dificuldades são ainda maiores, visto que, os gastos com aposentadorias serão aumentados, num momento de corte dos gastos públicos. Outras questões que surgem com esse cenário são: Onde iremos empregar essa população mais idosa? Será que temos espaço nas empresas e órgãos públicos para isso? Que impactos haverá na geração de empregos, visto que, teremos uma diminuição da População Economicamente Ativa (PEA)? Quais as repercussões para a saúde das pessoas idosas?
Acesse, comente e compartilhe. Sua opinião é muito importante!!!

0 comentários :

Postar um comentário