MPT move ação contra Bompreço por assédio moral

Ação requer indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivo
Só no primeiro semestre de 2012, o MPT recebeu 2.448 denúncias de assédio moral e sexual praticado em diversas empresas. Para o órgão, o assédio praticado dentro do Bompreço é um padrão de gestão empresarial adotado pela rede. A ação pede também a suspensão imediata da prática assediante, elaboração de programas permanentes de prevenção ao assédio moral no ambiente de trabalho e pagamento de multa no valor de R$ 100 mil por cada descumprimento de cláusula. O valor será revertido para entidades públicas ou privados, ou para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O assédio moral é caracterizado pela repetitiva e prolongada exposição do funcionário a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho. Para provar na Justiça o assédio moral, o trabalhador precisa de um esforço dobrado para comprovar os constrangimentos por ser uma prática camuflada nos ambientes do trabalho. Para o procurador do Trabalho, Pedro Lino, as ofensas colocam em risco a dignidade e a saúde dos trabalhadores, e “acarretam em diversos distúrbios físico-psíquicos”. Ele acrescenta que “a busca desenfreada pelo lucro não pode justificar a utilização de métodos cruéis para obtenção de resultados”.
matéria disponível no site: http://bahianoticias.com.br/justica/noticia/44680-mpt-move-acao-contra-bompreco-por-assedio-moral.html
0 comentários :
Postar um comentário