últimas postagens

575 mil funcionários públicos arriscam corte no salário que pode chegar a 10%



O próximo Orçamento do Estado poderá baixar o valor dos salários na Função Pública a partir do qual será aplicado um corte. Se a proposta orçamental confirmar os 600 euros que começaram a ser noticiados, a redução remuneratória estender-se-á à generalidade dos 575 mil funcionários públicos. Na calha está também um agravamento do corte, que deverá passar para 10%.

Desde 2011 que os funcionários públicos que ganham mais de 1500 euros brutos s estão sujeitos a uma redução salarial que começa em 3,5% e vai subindo progressivamente para os salários até 4165 euros, fixando-se nos 10% a partir deste valor. A medida que ontem esteve a ser discutida em Conselho de Ministros deverá deixar de lado esta progressividade e apontar para um corte de 10% para todos.

O objetivo do Governo passa por tornar permanente o corte que está a ser aplicado desde 2011, por via de uma nova tabela salarial única e de uma reorganização dos suplementos, e ao mesmo tempo por alargar o universo de funcionários públicos abrangidos. De acordo com os dados da Síntese Estatística do Emprego Público, a remuneração base média mensal mais baixa de todas as carreiras da função pública é a dos assistentes operacionais, que ronda os 616 euros (ou os 601 euros se se tiverem apenas em conta os que têm ligação à administração central). Atualmente, com o patamar dos 1500 euros contavam-se 9 carreiras que ficaram a salvo desta redução dos salários.

como visto em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO282455.html

0 comentários :

Postar um comentário