últimas postagens

Diminui diferença entre negros e brancos no mercado de trabalho

Uma boa notícia perto do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça: estudo feito com base na Pesquisa de Emprego e Desemprego da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e do Dieese afirma que embora os trabalhadores negros ainda tenham, em média, salários mais baixos do que os da população não negra, as diferenças, tanto de rendimento quanto de participação no mercado de trabalho, estão diminuindo.

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Paulo Roberto dos Santos, é entusiasta do sistema de cotas. Ele acredita que os números da pesquisa indicam que empresas privadas, aos poucos, começam a seguir o sistema de empregabilidade e oportunidade das instituições públicas.



Homenagem a Zumbi dos Palmares, no Centro, é símbolo da luta dos negros por melhores condições
Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Segundo o estudo, em 2011, o rendimento dos negros correspondia a 61% do recebido pelos brancos, nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. Em 2002, essa proporção era ainda mais inferior, 54,6%. A coluna observa que a proporção parcial fica um pouco abaixo a dos EUA, onde os negros ganham em média 65% dos brancos. Em ambos os casos, ainda é preciso avançar.

matéria disponível no site: http://www.boainformacao.com.br/2012/11/diminui-diferenca-entre-negros-e-brancos-no-mercado-de-trabalho/

0 comentários :

Postar um comentário